SINGULARIDADES NA PANDEMIA
O projeto Singularidades na Pandemia é uma re-adequação do Proac de Circulação, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, com o qual o Mercearia de Ideias foi contemplado, para realizar no ano de 2020.
Em vista da dificuldade de realização dos espetáculos fisicamente, propomos uma série de ações online, para que pudéssemos continuar o processo de trabalho com este espetáculo e seus desdobramentos. A possibilidade de um trabalho online permite um alcance muito maior de participantes, o que nos deixa bastante animados com a perspectiva. Essa troca com artistas do estado de São Paulo e outros, pode ser frutífera para todos envolvidos.
Singularidades é um trabalho de dança contemporânea que se debruçou sobre o assunto da constituição dos sujeitos, dos processos de elaboração que tornam cada indivíduo único no mundo. A pesquisa poderia ser resumida em uma aparentemente simples questão: Como nos tornamos quem somos? Quem somos nós afinal?
São questionamentos de muitas ordens realizados inicialmente ao longo de nove meses de pesquisa, em um projeto que foi por sua vez contemplado com o 23˚ Edital do Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura.
Quem é você?
Você é um nome?
O que é um nome?
O que são as suas características físicas?
Quem eu quero ser?
Que poder eu tenho em relação ao que eu desejo ser?
Quem eu NÃO quero ser?
Quem eu quero deixar de ser?
Sou o mesmo quando estou sozinho e no coletivo?
Como eu sou sozinho?
Como eu sou junto?
O que eu sou?
O que eu estou?
Ser é mais importante que estar?
Será que alguém tem o poder de me dizer o que eu devo ser?
Será que eu tenho forças para ser o que eu desejo ser?
Sou manipulado sem perceber?
Quem me manipula mesmo eu sabendo?
Se ninguém me olha, eu existo?
Como eu respondo ou não às expectativas do outro?
Eu tenho coragem de afirmar quem eu sou?
Minhas expectativas configuram quem eu sou?
E meus medos?
Meus medos são reais?
O que é real?
O que me faz vivo?
O que me faz morto?
O que me imobiliza?
Quanto de coragem é preciso?
Eu sou uma vítima?
Eu escolho ou sou escolhido?
Eu sou único?
Eu sou original?
Eu sou uma cópia que nem percebe isso?
Eu penso ou ligo o piloto automático? Quando?
Eu aceito quem eu acho que sou?
Eu tenho força para mudar?
Eu faço o que quero ou quero o que faço?
Eu estou sozinho?
Eu estou bem sozinho?
Eu posso?
E em relação a dança? Experimento uma dança de acordo com o meu desejo ou para tentar satisfazer o público?
Minha danca fala de mim?
Se não fala de mim, de quem ela fala?
É possível uma dança pessoal?
Mas agora, diante da pandemia e de uma mudança fundamental na vida, na rotina, nos encontros - ou melhor - nas ausências, nos medos… como essas questões todas se recolocam?
Nossa intenção com o projeto é reavaliar as questões e tentar compartilhar com os participantes esses questionamentos para talvez juntos buscar possíveis respostas, tesas, hipóteses e, até mesmo, outras perguntas, e, de alguma forma, suportar melhor o período pelo qual estamos passando.
Esperamos que você possa participar e encontrar um grupo de pessoas dispostas a trocar impressões sobre como a pandemia tem reconfigurado quem somos.
Ações: Este projeto terá 4 eixos principais:
| Oficina | Ciclo de Conversas | Espetáculo Singularidades Online | Apresentação Singularidades na Pandemia |
Oficina: Direção e elenco vão se dividir e trabalhar com os participantes em pequenos grupos, com intenção de ter um olhar mais atento a cada participante. A oficina tem três partes principais. De um lado uma preparação corporal com práticas que o núcleo tem utilizado ao longo do tempo, depois, compartilhar trechos do repertório coreográfico do espetáculo “Singularidades" com a possibilidade - para aqueles que assim desejem - de estruturar um solo pessoal a partir das mesmas premissas que produziram os solos do espetáculo. Esses solos poderão ser gravados e podem passar a compor o site do projeto para poderem ser compartilhados.
Ciclo de Palestras
Um ciclo com 3 palestras sobre assuntos que se articulam com o Singularidades.
Guilherme Rangel
Andrea Araujo
Luciane Ramos
Apresentação SINGULARIDADES: Formato audiovisual do projeto original registrado na estréia, com o elenco da época.
É um registro profissional realizado na temporada de estréia que será compartilhado por um determinado tempo e pode ser acessado porque qualquer pessoa no momento que for mais conveniente assistir.
Apresentação SINGULARIDADES NA PANDEMIA: Formato audiovisual. Projeto de readequação das questões que deram origem aos solos realizados em uma filmagem nas casas dos artistas atuais no Mercearia de Ideias. Cada solo adquire uma nova configuração, não apenas por uma alteração espacial, mas em alguns casos uma complete reelaboração acontece porque a pandemia nos atravessa de modo a reorganizar o pensamento-dança. Este evento terá um streaming oficial em uma data a definir, com um bate papo após o trabalho pelo zoom. Depois fica disponível por um período de tempo no site.