MERCEARIA DE IDEIAS
O Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias surgiu como grupo de pesquisa dedicado ao refinamento da construção cênica através do encontro da performance técnica com o conteúdo sensível, sempre refletindo, na criação em dança, a comunicação direta com o espectador e as possibilidades existentes nesta relação, abordando temas poéticos que dialoguem claramente com a sociedade contemporânea.
No início de janeiro de 2009, o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias iniciou seu processo de pesquisa na sede do Balé da Cidade de São Paulo, sob a orientação do coreógrafo e diretor artístico Luiz Fernando Bongiovanni. Dentro dos encontros propostos o núcleo criou metodologia de trabalho própria, ligada à pesquisa que foi desenvolvida por Bongiovanni ao longo de sua carreira, reunindo suas experiências pessoais e vivências artísticas.
A criação em dança parte da valorização do movimento descoberto nas possibilidades de cada intérprete, dentro das propostas de criação específicas e das ferramentas de improvisação e composição.
Na trajetória cronológica do Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias está a criação dos espetáculos:
•As Filhas de Bernarda (2009)
•Micro-Biografias Visíveis (2012)
•Nossos Sapatos (2013)
•Breve Compêndio para Pequenas Felicidades e Satisfações Diminutas (2016)
•14 Cenas para um Possível Desencontro (2016)
•Singularidades (2018)
•Fábulas de La Fontaine (2019)
Singularidades
Como você responderia à pergunta: Quem é você? Diria seu nome, idade, talvez sua qualificação profissional… ou então listaria a altura, peso, cor dos olhos e cabelos… mas será que essa lista de descrições realmente responde à questão: Quem é você? O que faz você único, o que te diferencia do resto do mundo? Por que? Longe de querer dar uma resposta, o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias, sob a direção de Luiz Fernando Bongiovanni investiga questões relativas à singularidade, essa palavra relativamente nova no vocabulário mas que designa algo muito antigo: aquilo que torna cada ser humano único.
Direção e cenografia: Luiz Fernando Bongiovanni
Assistente de direção e coreografia: Lumena Macedo
Artistas (atualmente):
Ayumi Hanada, Carolina Verzolla, Guilherme Moreira, Guilherme Nobre, Julia Lima, Manoella Brunelli, Vinícius Francês,
Rivaldo Ferreira
Iluminação: Ligia Chaim
Trilha Sonora: Sérgio Soffiatti
Vídeo cenário: Binho Dias e Veruska Almeida / Oficina do Sr. Rubens / VeroDuo
Figurino: Madalena Machado
Fotografia: Clarissa Lambert
Consultoria Psicanalítica: Andrea Araújo
Produção: Corpo Rastreado